Terceirização de TI: mais flexibilidade e menos preocupações para quem contrata

Com esse tipo de contratação, a empresa reduz custos com recrutamento, impostos e pessoal

Como proprietário de uma pequena empresa, você já deve estar por dentro das mudanças que aconteceram após a reforma trabalhista. A flexibilização tornou a terceirização de TI mais viável, permitindo que pequenas e médias empresas tenham acesso à tecnologia mais recente. A mudança também foi útil na redução de custos e para garantir a segurança da informação nos negócios.

Seja qual for a sua expectativa com as soluções de TI, saiba que é possível aproveitar a terceirização de diversos serviços sem se preocupar com recrutamento de funcionários, pagamento de impostos ou se responsabilizar pelo profissional, já que a empresa terceirizada cuida de tudo isso.

O que é a terceirização de TI

A terceirização de TI consiste em contratar uma empresa externa para lidar com determinadas funções da tecnologia da informação. Muitas empresas, por exemplo, terceirizam o armazenamento de dados porque é mais barato do que comprar e manter seus próprios dispositivos para fazer o armazenamento.

Essa modalidade de contratação não configura vínculo empregatício, ou seja, o contratado atua como um prestador de serviços e não como um funcionário da empresa.

Funções de TI comumente terceirizadas

Não só os serviços operacionais podem ser terceirizados, mas também as funções de TI estratégicas para as organizações. As mais comuns incluem:

  • Suporte técnico;
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos;
  • Gestão de TI;
  • Desenvolvimento web;
  • Desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados;
  • Telecomunicações;
  • Segurança da informação
  • Infraestrutura, ou seja, instalação e suporte de hardware, software e rede.

Razões para terceirizar

Existem muitos motivos que levam as empresas a optarem pela terceirização de TI. Confira os principais:

Ter mais flexibilidade

É possível contratar os serviços de acordo com a demanda de cada empresa, fazer um contrato de manutenção mensal e, se o seu negócio é sazonal ou está em expansão, pode contratar a quantidade certa de suporte adicional quando precisar.

Menos riscos

Não há como fugir disso. Qualquer investimento empresarial tem seus riscos: uma série de burocracias, regulamentos governamentais, concorrentes e tecnologias em constante evolução. Pelo menos no último item, você tem a oportunidade de diminuir os riscos, já que as empresas que fornecem os serviços de TI assumem grande parte da responsabilidade pelo suporte tecnológico. Eles possuem conhecimentos específicos relacionados ao setor e são capazes de implementar uma política de segurança da informação para proteger a empresa.

Melhor uso dos recursos internos

Delegando alguns processos da empresa a terceiros, você permite que os funcionários internos concentrem-se em tarefas mais significativas para o negócio.

Redução de custos trabalhistas

Quem é empreendedor sabe como as despesas trabalhistas pesam nos gastos de uma empresa. Para manter uma equipe de TI internamente é necessário pagar os salários em tempo integral, benefícios, impostos e outras despesas.

A terceirização de TI é uma alternativa para a redução de custos nas organizações, já que o contratante não precisará se preocupar com essas questões que acabam tomando muito tempo e dinheiro. Além disso, ao terceirizar seu trabalho de TI, não precisará investir em treinamento pois as empresas contam com especialistas altamente qualificados e são preparados para executar os mais diversos tipos de trabalhos.

Embora muitas pessoas ainda tenham receio em contratar uma empresa terceirizada, ter profissionais externos cuidando da área tecnológica e da segurança da informação permite que as empresas aprendam, cresçam e evoluam. O que achou deste conteúdo? Suas dúvidas foram solucionadas? Então aproveite para descobrir como a Performance Informática pode ser útil para sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *